Sunday, November 12, 2006

Uma pausa no teu caminho


Há uns tempos atrás alguém me disse " a indecisão existe quando tu sabes muito bem o que queres mas achas que devias querer outra coisa ". E isto remete-me para a constante luta (de que os poetas se queixam tanto e que os loucos desconhecem) entre a razão e a emoção. Sabemos muito bem o que queremos, porque a emoção "estar feliz" é uma constante a atingir e, porventura, até nos encontramos a saber o que a poderia concretizar mas, por outro lado, sabemos que deviamos querer outra coisa pois é o que a própria razão faz questão de nos dizer (e repetir!).
.
E das duas uma: ou seguimos, com racionalidade (e alguma lógica), aquilo que "deve ser" e submetemo-nos a um estado emotivo, hipoteticamente, desinteressante ou dispomo-nos a arcar com as consequências (sejam boas ou más) que não seriam mais do que a descendência directa dos nossos actos, muitas vezes, irracionais em prol de um sorriso na cara e uma alma feliz.
.
Isto seria um drama se não fossemos capazes de adaptar esse conflito a todas as ocasiões da nossa vida. Mas até nos safamos bem...
Eu, por exemplo, resolvo a questão assim: "uma pausa no meu caminho". Uma pausa (de minutos, horas ou, quiçá, dias) na minha racional prestação diária para me entregar emocionalmente à magia de algo que a moral e os bons costumes poderiam censurar.
A minha consciência nem vai sentir qualquer repressão porque, afinal de contas, é só uma pausa. Até o indivíduo que trabalha nos serviços de saúde tem o direito à sua pausa para disfrutar do pecaminoso cigarrinho.
.
Então, sejamos razoaveis, e façamos uma, duas, ou centenas de pausas no caminho da nossa vida sempre que for necessário, para que não percamos a nossa sanidade mental. Esta depende, mais do que das atitudes estritamente racionais, do nosso bem-estar, do nosso sentimento de vitória sobre os obstáculos que se nos impôem e, sobretudo, de todos os momentos (efémeros) que nos fazem sentir tranquilos e pensar "sou feliz".
.
Joana

4 comments:

Tiago Curvêlo said...

E se às vezes pensamos que estamos bem, que somos felizes, também não há uma parte de nós que suplica por mais??? mais felicidade? sempre...

E tu? não podias ser mais feliz do que és... actualmente?

Anonymous said...

alguem disse: "a felicidade é a arte de fazer os outros acharem que ELES são a razão de sermos felizes..."

dito isto...para que dissertar mais?

beijinho, R.

said...

Muito bem, muito bem. Nesta época do relógio digital, em que se exige tudo ao segundo, sãos as pausas (mesmo a do cigarrito) que por vezes nos permitem inovar, inventar, ou mesmo mudar o rumo à vidinha.
abraços

Anonymous said...

poderiamos dizer que parar é morrer, mas pausar...por outro lado..é saber viver.

parabéns, continua.